Juventude do PPS se reúne com lideranças do partido na Assembléia Legislativa

Juventude do PPS se reúne com lideranças do partido na Assembléia Legislativa
Lideranças do PPS compareceram na tarde desta quinta-feira, dia 10, a uma reunião com a Juventude Popular Socialista (JPS) na Assembléia. No encontro foi apresentado um projeto que divide o Tocantins em cinco núcleos: Palmas, Araguaína, Gurupi, Colinas e Dianópolis. Segundo o projeto da Juventude Popular Socialista, o objetivo é atrair mais jovens para as fileiras do partido e lançar candidatos jovens já para o ano de 2008. A proposta é dinamizar as ações do partido com a juventude tocantinense. O presidente da JPS, Tony Charles Gomes, explica que “a proposta surge a partir da necessidade de mobilizar a juventude ao mesmo tempo estruturando o trabalho partidário em cada frente de atuação. A intenção é fazer com que o jovem despreparado de hoje, seja, num futuro próximo, um articulador de políticas em prol da sociedade em que vive”. Baseados na pesquisa divulgada pelo “Perfil do Jovem Tocantinense” que mostra que embora 40% da juventude se interesse pelo meio político, apenas 6% são filiados a alguma legenda, os jovens representantes da JPS defendem uma maior integração da classe na política estadual. Tony Charles afirmou que a idéia desta Executiva é “funcionar muito além do simples debate político-partidário, mas somar idéias e ações concretas em áreas como ecologia, cultura, esportes, lazer , música, turismo, direitos humanos, desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia” entre outros. Além dos líderes jovens do Partido Popular Socialista, também participaram da reunião do JPS, o secretário estadual para Assuntos Parlamentares e primeiro suplente de deputado do PPS no Legislativo, Sargento Aragão, e o chefe de gabinete do deputado pepessista Eduardo do Dertins, Elmar Batista Borges.


sexta-feira, 22 de junho de 2007

Governo incentiva a produção de pinhão manso

Agricultores familiares da região de Caseara terão, no sábado, um dia de campo sobre a cultura do pinhão manso. O evento acontece na sede da Fazenda Bacaba, a partir das 8h. A iniciativa do governo do Estado, por meio do Ruraltins, em parceria com a Biotins - Energia e o Banco da Amazônia, visa apresentar a cultura do pinhão manso e sua utilização na produção do Biodiesel e ainda demonstrar a viabilidade da cultura para a Agricultura Familiar.

O evento contará com palestras, apresentação de resultados do cultivo do pinhão manso na região e demonstração da produção do biodiesel a partir da semente de pinhão manso. A programação terá três estações, onde o produtor vai conferir no local todas as fases do cultivo do pinhão manso, desde o plantio de mudas a planta em floração e frutificação.

O objetivo é estimular o cultivo da oleaginosa como mais uma atividade que pode gerar renda extra ao agricultor familiar. A idéia é fornecer a semente (matéria-prima) para a indústria de biodiesel. A fábrica, que será instalada em breve no município de Paraíso tem potencial para produzir inicialmente 7,2 milhões de litros do combustível. A capacidade total da indústria é para produção de 36 milhões de litros de biodiesel, segundo o engenheiro mecânico responsável pela fábrica, Hugo Dominiquini.

A empresa tem um contrato de compra de sementes produzidas pelo agricultor familiar e fornecerá as primeiras mudas, a tecnologia necessária para o cultivo, assistência técnica e acompanhamento da produção, em parceira com o governo do Estado e Ruraltins.

Os recursos, para o cultivo do pinhão manso nos assentamentos estão sendo financiados pelo Banco da Amazônia, através de uma linha especial do Pronaf – Programa Nacional da Agricultura Familiar. A carência é de três anos.

O evento contará com presenças de presidentes de Emateres - Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural de diversos estados do Brasil, incluindo o presidente do Ruraltins, Sebastião Pelizari Junior; representantes de empresas produtoras de biodiesel de países como os Estados Unidos, México, Áustria e Alemanha, além de autoridades locais e regionais. Contará também com a participação de representantes da Biotins - Energia, Cia Produtora de Biodiesel do Tocantins, Banco da Amazônia, presidentes de sindicatos rurais e produtores de pinhão manso da região.

Pinhão Manso
É uma oleaginosa perene, possivelmente nativa do Brasil, que possui estimativa de vida de 30 a 50 anos. A planta é resistente e adaptável e tem grande habilidade para crescer em solos fracos e secos, além da facilidade de propagação.

Fazenda Bacaba
A Fazenda Bacaba fica localizada na rodovia TO-80, Paraíso - Caseara, km 99, entre os municípios de Caseara e Marianópolis, propriedade, onde a Biotins-Energia possui cerca de 2 mil hectares plantados com o pinhão manso. De acordo com a produtora Tânia Landesmann, já são mais de 500 famílias de agricultores familiares cadastradas nos projetos de assentamentos dos municípios de Caseara, Divinópolis e Paraíso do Tocantins, dos quais 85 agricultores já estão produzindo, com o acompanhamento do Ruraltins. Destes, cinco produzem em regime de parceria com a Biotins. (Eliane Tenório/Secom)

Nenhum comentário: