Juventude do PPS se reúne com lideranças do partido na Assembléia Legislativa

Juventude do PPS se reúne com lideranças do partido na Assembléia Legislativa
Lideranças do PPS compareceram na tarde desta quinta-feira, dia 10, a uma reunião com a Juventude Popular Socialista (JPS) na Assembléia. No encontro foi apresentado um projeto que divide o Tocantins em cinco núcleos: Palmas, Araguaína, Gurupi, Colinas e Dianópolis. Segundo o projeto da Juventude Popular Socialista, o objetivo é atrair mais jovens para as fileiras do partido e lançar candidatos jovens já para o ano de 2008. A proposta é dinamizar as ações do partido com a juventude tocantinense. O presidente da JPS, Tony Charles Gomes, explica que “a proposta surge a partir da necessidade de mobilizar a juventude ao mesmo tempo estruturando o trabalho partidário em cada frente de atuação. A intenção é fazer com que o jovem despreparado de hoje, seja, num futuro próximo, um articulador de políticas em prol da sociedade em que vive”. Baseados na pesquisa divulgada pelo “Perfil do Jovem Tocantinense” que mostra que embora 40% da juventude se interesse pelo meio político, apenas 6% são filiados a alguma legenda, os jovens representantes da JPS defendem uma maior integração da classe na política estadual. Tony Charles afirmou que a idéia desta Executiva é “funcionar muito além do simples debate político-partidário, mas somar idéias e ações concretas em áreas como ecologia, cultura, esportes, lazer , música, turismo, direitos humanos, desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia” entre outros. Além dos líderes jovens do Partido Popular Socialista, também participaram da reunião do JPS, o secretário estadual para Assuntos Parlamentares e primeiro suplente de deputado do PPS no Legislativo, Sargento Aragão, e o chefe de gabinete do deputado pepessista Eduardo do Dertins, Elmar Batista Borges.


quarta-feira, 27 de junho de 2007

Eduardo do Dertins destaca investimentos do governo em Gurupi e região

O deputado Eduardo do Dertins (PPS), um dos nove deputados estaduais que prestigiaram a quarta reunião da Assembléia Participativa, que aconteceu em Gurupi, na última sexta-feira, dia 15, fez questão de frisar que ninguém investiu mais na região Sul do Estado do que o governador Marcelo Miranda (PMDB).



Segundo o parlamentar, os investimentos somam R$ 11.003.349,08 e estão distribuídos, principalmente, em obras de infra-estrutura, como a construção do aeroporto de Gurupi; do prédio de hemodiálise do Hospital de Referência; a ampliação do Corpo de Guarda e guarita da Colônia Agrícola; do prédio do Ciretran; do posto fiscal da Delegacia Regional da Receita Estadual; a reforma do prédio do Hemonúcleo; do prédio do Ruraltins; além da construção de uma praça pública e de um campo de futebol, esses dois últimos, em convênio com o município de Fátima.



Outras melhorias de cunho social também foram enumeradas pelo deputado Eduardo do Dertins como investimentos oriundos da gestão do atual governador. Dentre elas, a ampliação de programas estaduais como o Pioneiros Mirins, horta comunitária e Juventude Cidadã, o incentivo à atividade de piscicultura, a construção de 1.125 e reforma de 100 casas populares, além de obras nas áreas de educação e saúde.

18/06/2007 15:02:23

Eduardo do Dertins defende programa para idosos e diabéticos

A criação de um Programa de Atendimento Geriátrico nos hospitais da rede pública do Estado e a assistência à saúde dos portadores de diabetes foram as propostas do deputado Eduardo do Dertins (PPS) apresentadas à Mesa Diretora, através de requerimento que sugere ao Governo a elaboração de projetos de lei, na sessão desta quarta-feira, dia 16.

O deputado justifica que, no ano de 2025, cerca de 32 milhões de brasileiros terão mais de 60 anos, sendo necessário implantar uma política que contemple os idosos com a melhoria na qualidade de vida, a fim de garantir um envelhecimento saudável e a integração das pessoas idosas à comunidade.

No caso da assistência à saúde dos portadores de diabetes, uma das propostas de Eduardo do Dertins é que o doente seja tratado no início e o paciente assistido no domicílio, por meio de acompanhamento de casos cadastrados, aliviando assim a sobrecarga dos hospitais e garantindo um tratamento digno e adequado aos portadores da doença. “Esses pacientes precisam de mais atenção, sofrem em silêncio, muitas vezes são abandonados e, por isso, precisam de um atendimento especial”, defende Eduardo.

Paulo Sidnei participa de posse da diretoria do Sindjor

A nova diretoria do Sindjor - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins para o triênio 2007/2010 tomou posse na noite desta quarta-feira, 20. A solenidade aconteceu no auditório do Senac, em Palmas, e contou com a presença do vice-governador Paulo Sidnei (PPS), do presidente da Fenaj - Federação Nacional dos Jornalistas, Sérgio Murillo, do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Goiás e membro da Comissão de Ética da Fenaj, Luiz Spada, e ainda, dos deputados Júnior Coimbra (PMDB) e Josi Nunes (PMDB).

Em nome do governador Marcelo Miranda, Paulo Sidnei ressaltou que o governo tem procurado o diálogo com todas as categorias profissionais, além de se colocar ao lado delas. Ele frisou que o Sindjor tem um papel destacado, por congregar uma categoria que representa muito na constituição da democracia, além de colaborar com outras entidades representativas para que tenham participação ativa na construção da democracia.

A jornalista Socorro Loureiro, presidente da diretoria que deixou o Sindjor, relatou várias conquistas e realizações da gestão 2004/2007, dentre as quais a criação de 42 cargos de assessores de imprensa pelo Governo do Estado em 2005. Ela ressaltou que o avanço neste caso foi que os cargos passaram a fazer parte da estrutura do Governo, sendo reformulada e ampliada no início deste ano, com a criação das assessorias de comunicação.

Socorro também lembrou que a gestão conseguiu regularizar o terreno de propriedade do Sindjor, na avenida Teotônio Segurado, e também ampliou o número de filiados da entidade para cerca de 450 profissionais. Também citou diversos convênios e parcerias como o Programa Meu Teto, em parceria com a Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Palmas e cursos de aperfeiçoamento profissional, dentre outros.

O jornalista Élcio Mendes, novo presidente do Sindjor, agradeceu o apoio recebido da categoria e enfatizou a necessidade da participação de todos. Élcio também elogiou a gestão da diretoria que deixou o comando do Sindjor, pelas conquistas, Ele garantiu que dará continuidade ao Programa Meu Teto, além de iniciar outras propostas.

Aproveitando a presença do vice-governador Paulo Sidnei, ele pediu a criação de uma linha de crédito para os Jornalistas Empreendedores, como forma de ampliar o mercado de trabalho da categoria no Tocantins. Além disso, também solicitou que o governo realize concurso público para jornalistas em todas as áreas (texto e imagem).
O vice-governador disse que levará as reivindicações ao governador Marcelo Miranda e considerou possível a criação da linha de crédito. Sobre concurso público, Paulo Sidnei disse que é meta do governo realizar concurso público para todas as categorias profissionais.

O presidente da Fenaj, Sérgio Murillo, fez questão de elogiar o trabalho da diretoria que deixou o comando do Sindjor e disse ter certeza que a nova diretoria fará com que os trabalhos avancem muito mais ainda. Murillo conclamou a categoria a participar das eleições da Fenaj, nos dias 16 a 18 de julho próximos. Ele lembrou a categoria dos jornalista é a única que faz eleição direta para a sua entidade representativa nacional. Ressaltou ainda que os jornalistas precisam dar a resposta a empresas e instituições que trabalharam para jogar por terra a proposta da categoria, de criar o Conselho Federal dos Jornalistas.



21/06/2007 16:59:49

RESOLUÇÃO 05/07 – CONVOCAÇÃO

A Direção Nacional da JPS convoca todos seus dirigentes e presidentes estaduais para reunião no dia 05 de Julho de 2007, às 19hs na sede do PPS/DF:
Endereço: Edifício Venâncio III, Bloco P, Sobreloja 52 - Setor de Diversões Sul.
Cidade: Brasília / DF

Para tratar da seguinte pauta:
- Participação da JPS no 50º CONUNE;
- VII Congresso Nacional da JPS
- Conferência Caio Prado Junior
- JPS nos estados;
Portanto tanto seqüência ao planejamento estratégico da JPS solicitamos que todos estados encaminhem OBRIGATÓRIAMENTE até a data de 04 de julho a relação dos seus filiados por município seja comissão provisória ou diretório constituído, conforme modelo de relatório abaixo.
Este relatório dos estados será necessário para oficializarmos conforme estatuto social da JPS se o estado é Diretório ou Comissão Provisória.
ESTATUTO DA JPS
Título II
Dos Filiados
Capítulo Único
Seção I - Dos Filiados
Art. 3 – Serão considerados como filiados da JPS qualquer pessoa com idade mínima de 16 anos e máxima de 35 anos e que estejam de acordo com os princípios e finalidades estabelecidos neste Estatuto.
Parágrafo segundo - Serão filiados Efetivos aqueles que preencherem todos os requisitos e sejam aprovados pelo Diretório.

Seção VII
Das JPS Estaduais
Art. 26 – A JPS se organizará nos Estados e no Distrito Federal de acordo com as realidades específicas de cada um observando-se os seguintes pressupostos:
I - Ter no mínimo 3% dos municípios do Estado, ou Zonas do Distrito Federal, com a JPS organizada;
II – Diretório composto proporcionalmente de acordo com a realidade do Estado ou do Distrito Federal;
III – Ter a possibilidade de realizar Moção de desconfiança;
IV – Adequação e obediência ao presente Estatuto;
V - Vínculo dos cadastros de militante ao da JPS Nacional.

Os estados que não apresentarem o relatório através desta lista, por e-mail ao Secretario Geral da JPS ou para o e-mail da JPS, que estão listados abaixo ficará considerado como Comissão Provisória.
E-mails para encaminhar o relatório:
jpsnacional@yahoogrupos.com.br, marconyedson@hotmail.com e jps@pps.org.br

Maiko Vieira Marcony Edson
PRESIDENTE JPS SECRETARIO GERAL JPS


JUVENTUDE POPULAR SOCIALISTA NACIONAL

terça-feira, 26 de junho de 2007

O Globo: PPS pede saída de Renan e apuração rigorosa do caso Roriz

O Globo Online

BRASÍLIA - A Direção Nacional do PPS divulgou nota nesta terça-feira em que defende a saída do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da Presidência do Senado. O presidente do partido, Roberto Freire, e o secretário-geral, Rubens Bueno, disseram que é melhor que Calheiros se afaste do cargo de presidente para que as investigações possam ser aprofundadas e levadas a cabo com o rigor e imparcialidade.

"Não deve haver nenhum obstáculo para que todas as dúvidas sejam dirimidas", disse Bueno. Freire ressaltou que a instituição Congresso Nacional deve ser preservada.

Na avaliação do PPS, as denúncias contra Renan são graves e o Conselho de Ética precisa se dedicar a analisar cada detalhe sobre a veracidade dos documentos apresentados pelo presidente do Senado para defender-se das acusações de que teve contas pessoais pagas por um lobista.

Com relação às acusações que pesam contra Roriz, Bueno afirmou que, da mesma forma, o partido defende apuração rigorosa. O senador, que é ex-governador do Distrito Federal, foi flagrado em conversa com o ex-presidente do BRB, o Banco de Brasília, em diálogo no qual acertavam a divisão de R$ 2,2 milhões. Tanto Renan quanto Roriz relacionaram suas justificativas à pecuária.

Artigo: O que é ser esquerda hoje?

Maurício Rudner Huertas *

“Caminhante, não há caminho; faz-se caminho ao andar.”

(António Machado, poeta espanhol)

A quem ainda vislumbra uma utopia de esquerda, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos mais assusta do que empolga ao afirmar que o “Socialismo do século 21” está se desenhando na agenda política de Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia) e Rafael Correa (Equador).

Por sua vez, o político e intelectual mexicano Jorge Castañeda entende que há dois tipos de esquerda na América Latina. De um lado, “a boa esquerda”, que seria “reformista, moderna e aberta a novas idéias”, presente, segundo ele, no Chile e em parte das esquerdas brasileira e uruguaia. De outro, aquela representada por Chávez, Morales, Fidel e Kirchner, que seria a “esquerda burra, nacionalista, barulhenta e mentalmente fechada”.

A Conferência "Caio Prado Júnior", encontro suprapartidário que o PPS promoverá no mês de agosto, em Brasília, pretende debater o que é uma esquerda moderna, suas características e o seu projeto transformador para o Brasil, em homenagem ao centenário de nascimento do historiador marxista Caio Prado Júnior (1907-1990).

Reuniões preparatórias estão sendo organizadas em todo o país. Propostas, análises, teses, críticas e sugestões são recebidas pelo PPS e publicadas em um site específico (www.ccpj.org.br).

Personalidades como Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Roberto Freire (PPS), Jarbas Vasconcelos (PMDB), Luiza Erundina (PSB), Cristóvam Buarque (PDT) e Fernando Gabeira (PV), entre outros, já estão integrados à conferência política que tem como objetivo contribuir para que a esquerda brasileira defina um projeto para o Brasil, inclusive redefinindo-se como esquerda. Essa é a crise pela qual passa o pensamento progressista em todo o mundo.

Temas como juventude, meio ambiente, crescimento econômico, justiça social, desenvolvimento e distribuição de renda devem estar entre as prioridades dos debatedores.

A necessidade de abrir um amplo e profundo debate com vários setores da sociedade brasileira fundamenta-se diante da constatação de que todos os grandes partidos da esquerda e centro-esquerda, desde a redemocratização, já chegaram ao poder central do país e não atenderam às expectativas de mudanças e de enfrentamento das desigualdades sociais e regionais.

Não é por acaso que a política e os políticos são vistos com desconfiança e até desprezo por ampla e crescente parcela dos brasileiros. Além dos exemplos deploráveis retratados diariamente nos jornais, há toda essa desmontagem dos paradigmas que nortearam utopias e concepções transformadoras ao longo das últimas décadas.

Não existe, em contrapartida, a substituição por modelos que possam reorientar a política até então chamada de esquerda, que historicamente resguardava padrões éticos consagrados pela luta a favor de dias melhores e mais felizes para todos, e buscava concretizar de forma coerente os ideais democráticos, da cidadania plena e da justiça social.

A esquerda parou em uma encruzilhada: ou busca compreender as novas realidades (regionais e mundial), identificando novas formas de enfrentar a complexa transição entre a sociedade industrial e a emergente sociedade do conhecimento, fruto sobretudo de uma célere revolução científico-tecnológica, ou vai ruir definitivamente nestes modelos arcaicos de Chávez e Morales.

Em uma sociedade cada vez mais individualista e predatória, o desafio é como manter viva uma política referenciada pela participação popular, fomentando uma esquerda moderna e democrática, com uma agenda de profundas reformas capazes de dar novo rumo ao país, de forma a superar e deixar para trás práticas e comportamentos que corrompem, que desmobilizam a consciência crítica, que assaltam os recursos do Estado e, assim, colocam o próprio processo democrático em risco.

Neste mix de personagens latinos, concluo com uma frase do cineasta argentino Fernando Birri, citada pelo escritor uruguaio Eduardo Galeano: “A utopia está no horizonte. Eu sei perfeitamente que nunca a alcançarei. Se eu caminho dois passos, ela se afasta dois passos. Se eu dou dez passos, ela fica dez passos mais distantes. Para que ela serve então? Serve para isso: para caminhar.”

* Maurício Rudner Huertas, jornalista, é secretário de Comunicação do PPS e coordenador da ONG Vergonha Nunca Mais!, pela Ética na Política.

PPS divulga manual para construção do partido nos municípios

O PPS está divulgando novo manual que orienta o cidadão como fundar e construir o PPS em seu município. O material, disponível no Portal da legenda, traz informações detalhadas para a mantagem de comissões provisórias e futuros diretórios municipais. Segundo o secretário-geral do PPS, Rubens Bueno, a iniciativa faz parte das ações do planejamento estratégico da legenda que visa o crescimento do partido em todo o país, com a atração de novos filiados.

PPS fará raio-x das cidades do Entorno do DF até 2 de julho

Com o objetivo de preparar o PPS para as eleições municipais de 2008, a comissão eleitoral conjunta dos diretórios regionais do Distrito Federal e do Goiás divulgam até o dia 2 de julho relatório preliminar sobre a situação política do partido em 25 cidades localizadas no chamado “Entorno do DF”.

Os municípios foram divididos em cinco grupos de trabalho que serão liderados por membros da Coordenação Eleitoral. Além da avaliação política da região, as equipes deverão propor a preparação, organização, reestruturação e criação do partido em cada uma das cidades.

Depois da apresentação dos relatórios, uma reunião será realizada, desta vez no dia 4 de julho, às 14h30, na sede nacional do partido, em Brasília, para definir a agenda de trabalho em cada município.

Saiba mais
A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) é uma região integrada de desenvolvimento econômico, criada pela Lei Complementar nº 94, de 19 de fevereiro de 1998 e regulamentada pelo Decreto nº 2.710, de 4 de agosto de 1998, alterado pelo Decreto nº 3.445, de 4 de maio de 2000.

É constituída pelo Distrito Federal, pelos municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Vila Boa, São João da Aliança e Colinas, no estado de Goiás, e de Unaí, Cabeceira Grande, Urucuia e Buritis, no estado de Minas Gerais. Ocupa uma região de 55 mil quilômetros quadrados e sua população se aproxima dos 3,5 milhões de habitantes.

CONFIRA A DIVISÃO DOS GRUPOS

GRUPO 1
Responsáveis: Júlio Araújo e Cláudio Abrantes
Municípios: Formosa, Planaltina, Cabeceiras, Água Fria de Goiás, Vila Boa, São João da Aliança e Colinas

GRUPO 2
Responsáveis Ricardo Alvarenga e Pedro Batista
Municípios: Águas Lindas de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Padre Bernardo, Cocalzinho de Goiás e Mimoso de Goiás

GRUPO 3
Responsável: Ivan Marques
Municípios Pirenópolis, Alexânia, Abadiânia e Corumbá de Goiás

GRUPO 4
Responsável: Ney Perez
Municípios: Luiziânia, Valparaiso de Goiás, Novo Gama, Cidade Ocidental e Cristalina

GRUPO 5
Responsável: Amauri Pessoa
Municípios: Unaí, Buritis, Cabeceira Grande e Urucuia

Deputados repercutem entrevista do governador

A entrevista do governador Marcelo Miranda (PMDB), veiculada em rede nacional, no programa “Tribuna Independente” da emissora Rede Vida (SP), na noite desta segunda-feira, foi destacada pelos deputados, durante a sessão ordinária de hoje, dia 26. O governador viajou para a cidade de São Paulo, a fim de apresentar as potencialidades do Tocantins aos empresários participantes do encontro anual da ADBV - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Ele respondeu a perguntas sobre logística, benefícios fiscais, agronegócio, educação, energia, sistema de transporte, dentre outros temas.

O deputado Júnior Coimbra (PMDB) elogiou o governador, dizendo que Marcelo mostrou um Estado em desenvolvimento, destacando seus recursos naturais e os incentivos disponíveis para os investidores. “A entrevista revelou para o Brasil o quanto o Tocantins se modernizou e está preparado para crescer. O que vemos, hoje, são empresários motivados e mais empresas chegando ao Estado”, disse.

Ressaltando que o atual governo vem conseguindo projetar o Tocantins para o Brasil, o deputado Eduardo do Dertins (PPS) destacou o potencial para o agronegócio, com as boas condições climáticas e terras propícias para a agricultura. Já o deputado Stálin Bucar (PSDB) discordou dos colegas parlamentares, dizendo que esperava mais informações por parte do governador. (Penaforte/Assembléia)

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Eduardo do Dertins participa de assinatura de convênio para recuperação de estradas

Reunião da OMCO

“Somos pequenos municípios, mas nossa voz é grande. Temos a voz de Palmas, Araguaína, Gurupi e outros. Temos a voz de mais de 120 mil eleitores”. A afirmativa é do presidente da Organização dos Municípios do Centro-Oeste (OMCO), Washington Luiz Vasconcelos, que esteve com o deputado Eduardo do Dertins (PPS), o diretor-geral do Dertins, Manoel José Pedreira, e com os prefeitos integrantes da OMCO, para assinatura de um convênio do programa de recuperação de estradas vicinais nesta quarta feira, dia 6. “Um consórcio de municípios que aja em conjunto, para o benefício de todos os envolvidos. Esta é a idéia”, disse o presidente da OMCO que também é prefeito da cidade de Fátima. Na reunião, foram dados vários exemplos de como a organização dos municípios e suas ações conjuntas ajudaram o desenvolvimento de cada uma, como no escoamento da produção agrícola da cidade de Fátima e a recuperação das estradas dos municípios. O diretor-geral do Dertins, Manoel José Pedreira, elogiou a iniciativa da união para resolver os problemas. Eduardo do Dertins citou várias iniciativas do consórcio que foram feitas com sucesso, como a construção de mais de 2.500 casas populares. “A intenção é debater, criar idéias para melhorar e aumentar as alternativas das pequenas cidades se fortalecerem na busca de parcerias com o governo estadual”, disse o deputado.

Eduardo do Dertins recebe jovens em reunião da JPS

Deputado Eduardo do Dertins
O presidente regional do PPS, deputado Eduardo do Dertins, reuniu-se, no final da tarde de ontem, dia 29, com lideranças jovens da região Norte de Palmas, convidadas pela Juventude Popular Socialista – JPS -. Os jovens vieram conhecer as propostas de um projeto social, destinado ao público jovem, que visa preparar o partido para as eleições municipais do ano que vem.

Eduardo do Dertins lembrou que a juventude é extremamente importante no processo de crescimento do partido, pois é da juventude que vão sair os futuros governantes do Estado e do País. Ele salientou que sente orgulho por participar da reunião com os detentores do poder de amanhã e que depositava também a confiança do desenvolvimento do Tocantins nas mãos dos líderes ali presentes.

O encontro é parte de um projeto da JPS, que divide o Estado em cinco regiões, tendo como bases as cidades de Palmas, Araguaína, Gurupi, Colinas e Dianópolis. Segundo o presidente da JPS, Tony Charles, o evento teve, inclusive, a finalidade de divulgar a legenda e mostrar que o PPS é voltado para a classe da base social e tem também objetivo inteiramente socialista. Uma outra reunião, desta vez da Executiva estadual do partido, já está prevista para a
próxima quinta-feira, dia 31, no auditório da Assembléia Legislativa.

Na reunião de quinta-feira, além do presidente do partido, deputado Eduardo do Dertins, devem participar também outras lideranças, como os secretários de Segurança Pública, Herbert Brito, e o para Assuntos Parlamentares, Sargento Aragão. (Elpídio Lopes).

Eduardo do Dertins destaca investimentos do governo em Gurupi e região

Deputado Eduardo do Dertins

O deputado Eduardo do Dertins (PPS), um dos nove deputados estaduais que prestigiaram a quarta reunião da Assembléia Participativa, que aconteceu em Gurupi, na última sexta-feira, dia 15, fez questão de frisar que ninguém investiu mais na região Sul do Estado do que o governador Marcelo Miranda (PMDB).

Segundo o parlamentar, os investimentos somam R$ 11.003.349,08 e estão distribuídos, principalmente, em obras de infra-estrutura, como a construção do aeroporto de Gurupi; do prédio de hemodiálise do Hospital de Referência; a ampliação do Corpo de Guarda e guarita da Colônia Agrícola; do prédio do Ciretran; do posto fiscal da Delegacia Regional da Receita Estadual; a reforma do prédio do Hemonúcleo; do prédio do Ruraltins; além da construção de uma praça pública e de um campo de futebol, esses dois últimos, em convênio com o município de Fátima.

Outras melhorias de cunho social também foram enumeradas pelo deputado Eduardo do Dertins como investimentos oriundos da gestão do atual governador. Dentre elas, a ampliação de programas estaduais como o Pioneiros Mirins, horta comunitária e Juventude Cidadã, o incentivo à atividade de piscicultura, a construção de 1.125 e reforma de 100 casas populares, além de obras nas áreas de educação e saúde.

PPS discute estratégias para as eleições de 2008

O presidente regional do Partido Popular Socialista, deputado Eduardo do Dertins, iniciou, na tarde desta terça-feira, dia 22, na Assembléia Legislativa, a reunião que tratou sobre o plano estratégico do partido para as eleições de 2008. Segundo Dertins, o PPS lançará candidato próprio em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes.



“Este é um momento de grande importância para o partido. O evento contribuirá para o crescimento da legenda na conjuntura regional e nacional”, concluiu. O ex-deputado federal paranaense e secretário-geral do PPS, Rubens Bueno, também participou da reunião e apresentou um balanço nacional das últimas eleições. Bueno apontou os erros e acertos das estratégias passadas e afirmou que a intenção é “qualificar o discurso político dos socialistas no sentido de proporcionar o fortalecimento da representatividade do pleito do próximo ano”.



O evento contou ainda com a presença de várias lideranças estaduais do PPS como, por exemplo, o vice-governador Paulo Sidnei, o secretário estadual para assuntos parlamentares, Sargento Aragão, o secretário de segurança pública, Herbert Brito Barros, e o secretário nacional de organização da Juventude Popular Socialista, Anderson Martins, dentre outros.

Jovens irão discutir desenvolvimento do planeta

30/05/2003


Esse é um debate exclusivo para menores de 23 anos interessados no desenvolvimento do planeta. Nos próximos dias 6 e 7, cerca de 200 adolescentes participam, em São Paulo, do I Fórum Ambiente 21, Jovens pelo Desenvolvimento Sustentável . "Nós, jovens, que assumiremos cargos de comando nos próximos anos e viveremos todas as conseqüências das decisões feitas por aqueles que agora estão no poder, queremos nos incluir entre aqueles que se mobilizam para decidir os rumos da história", diz a carta convite.

E o debate será apenas uma prévia para um encontro internacional de protagonistas juvenis: a Cúpula Mundial de Jovens pelo Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá entre 16 e 28 de agosto em Casablanca, no Marrocos. Outros fóruns como o de São Paulo ocorrerão nos demais estados. Do resultado, sairão os documentos que serão levados à reunião mundial pela delegação brasileira, formada por 12 jovens entre 14 e 23 anos de diversos cantos do País.

Realizado pelo projeto Cala-boca já morreu - porque nós também temos o que dizer e pela Gyan - Rede Global de Ação Juvenil , o encontro tem presença confirmada de Mário Mantovani, diretor da SOS Mata Atlântica; Adriano Diogo, Secretário Municipal de Meio Ambiente; Ladislau Dowbor, professor da Puc-SP; e Mauro Wilton, professor da ECA/USP.

Interessou? As inscrições devem ser feitas com antecedência (veja o site www.portalgens.com.br ou entre em contato: cala-boca@portalgens.com.br ou pelo tel. 11 / 3714-2628). No dia 6, será no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, das 9h às 18h. E no dia seguinte o endereço muda para a Marquise do Parque Ibirapuera.

PPS de Tocantins monta comissão eleitoral

O PPS de Tocantins já montou sua comissão eleitoral para organizar as ações do partido visando o pleito municipal de 2008, quando a legenda, por meio do projeto Pé na Estrada, centrará esforços nas cidades com mais de 100 mil eleitores. O grupo, coordenado por Sérgio Nei Motta Rodrigues, é integrado ainda pelo deputado estadual Eduardo do Dertins, Ademir Teodoro de Oliveira, Inácio José Cardoso e Izelmon de Souza Barbosa.

O PPS é governo, garante Dertins

O presidente regional do PPS, deputado estadual Eduardo do Dertins, não gostou das declarações do presidente metropolitano do partido, Abraão Lima, ao site. Para abraão, a participação do pepessistas no governo Marcelo Miranda (PMDB) é muito pequena. Dertins disse que Abraão é presidente apenas do diretório metropolitano e, por isso, não tem "o aval da direção regional para falar em nome do partido". "Ele só pode falar em nome do diretório metropolitano", afirmou o deputado. Para ele, "PPS não tem que participar do governo, o PPS é governo". Segundo Dertins, a legenda tem trabalhado em conjunto com os partidos da Aliança da Vitória "para construir um Tocantins que a gente entende ser o melhor para todos". O presidente regional disse que o PPS procura lideranças e tem crescido, "aumentando em qualidade e quantidade.

Governo incentiva a produção de pinhão manso

Agricultores familiares da região de Caseara terão, no sábado, um dia de campo sobre a cultura do pinhão manso. O evento acontece na sede da Fazenda Bacaba, a partir das 8h. A iniciativa do governo do Estado, por meio do Ruraltins, em parceria com a Biotins - Energia e o Banco da Amazônia, visa apresentar a cultura do pinhão manso e sua utilização na produção do Biodiesel e ainda demonstrar a viabilidade da cultura para a Agricultura Familiar.

O evento contará com palestras, apresentação de resultados do cultivo do pinhão manso na região e demonstração da produção do biodiesel a partir da semente de pinhão manso. A programação terá três estações, onde o produtor vai conferir no local todas as fases do cultivo do pinhão manso, desde o plantio de mudas a planta em floração e frutificação.

O objetivo é estimular o cultivo da oleaginosa como mais uma atividade que pode gerar renda extra ao agricultor familiar. A idéia é fornecer a semente (matéria-prima) para a indústria de biodiesel. A fábrica, que será instalada em breve no município de Paraíso tem potencial para produzir inicialmente 7,2 milhões de litros do combustível. A capacidade total da indústria é para produção de 36 milhões de litros de biodiesel, segundo o engenheiro mecânico responsável pela fábrica, Hugo Dominiquini.

A empresa tem um contrato de compra de sementes produzidas pelo agricultor familiar e fornecerá as primeiras mudas, a tecnologia necessária para o cultivo, assistência técnica e acompanhamento da produção, em parceira com o governo do Estado e Ruraltins.

Os recursos, para o cultivo do pinhão manso nos assentamentos estão sendo financiados pelo Banco da Amazônia, através de uma linha especial do Pronaf – Programa Nacional da Agricultura Familiar. A carência é de três anos.

O evento contará com presenças de presidentes de Emateres - Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural de diversos estados do Brasil, incluindo o presidente do Ruraltins, Sebastião Pelizari Junior; representantes de empresas produtoras de biodiesel de países como os Estados Unidos, México, Áustria e Alemanha, além de autoridades locais e regionais. Contará também com a participação de representantes da Biotins - Energia, Cia Produtora de Biodiesel do Tocantins, Banco da Amazônia, presidentes de sindicatos rurais e produtores de pinhão manso da região.

Pinhão Manso
É uma oleaginosa perene, possivelmente nativa do Brasil, que possui estimativa de vida de 30 a 50 anos. A planta é resistente e adaptável e tem grande habilidade para crescer em solos fracos e secos, além da facilidade de propagação.

Fazenda Bacaba
A Fazenda Bacaba fica localizada na rodovia TO-80, Paraíso - Caseara, km 99, entre os municípios de Caseara e Marianópolis, propriedade, onde a Biotins-Energia possui cerca de 2 mil hectares plantados com o pinhão manso. De acordo com a produtora Tânia Landesmann, já são mais de 500 famílias de agricultores familiares cadastradas nos projetos de assentamentos dos municípios de Caseara, Divinópolis e Paraíso do Tocantins, dos quais 85 agricultores já estão produzindo, com o acompanhamento do Ruraltins. Destes, cinco produzem em regime de parceria com a Biotins. (Eliane Tenório/Secom)

Eduardo do Dertins é o escolhido para a presidência do PPS

Trajano Coelho Neto II

A executiva do PPS, reunida no final da tarde de ontem na sala de reuniões da presidência da Assembléia Legislativa, aclamou como presidente do partido no Tocantins, o deputado estadual Eduardo do Dertins. Também eram lembrados, o ex-deputado Sargento Aragão e o economista Abrão Lima, funcionário de carreira do Branco Central em Brasília.



Após sugerir o nome do líder do partido na assembléia, declinando os motivos da indicação, o então presidente Paulo Sidney, vice-governador do estado, fez ouvir cada um dos presentes, buscando a aprovação ou não da indicação. Configurada a aceitação de Eduardo do Dertins para a presidência, Paulo Sidney falou de sua satisfação pela aclamação, enaltecendo seu caráter e inteligência, citando-o como um parlamentar diferente e de grande valor para o Tocantins.



Já na condição de presidente do Partido Popular Socialista, Eduardo do Dertins agradeceu pela escolha de seu nome, citando em seguida o seu empenho na construção do edifício representado pelo PPS. O líder e presidente, realizou com os integrantes da executiva do partido, o pacto de apoiar a reeleição dos prefeitos da agremiação e lançar candidaturas representativas nas eleições municipais vindouras.



Após a reunião, já no auditório do parlamento, o nome de Eduardo foi novamente referendado, desta feita, por partidários e simpatizantes . Filiações expontâneas também foram realizadas.



22/03/2007 19:33:46

Empregos formais em Palmas crescem 13,59% entre janeiro e maio

número de empregos formais em Palmas entre janeiro e maio deste ano cresceu 13.59%, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A informação é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Segundo as estatísticas divulgadas esta semana entre janeiro a maio de 2007 o número de empregos em Palmas chegou a 1.438 postos de trabalho com carteira assinada. No mesmo período em 2006, o saldo foi de 1.266 empregos.

Uma das áreas que têm contribuído para o aumento dos índices têm sido o da construção civil. Segundo Jarbas Meurer, presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (Acomec), desde o ano passado o setor tem se mostrado aquecido, principalmente pelos incentivos do Governo Federal, como financiamentos facilitados para a aquisição da casa própria. "Ultimamente as pessoas têm tido mais facilidade para construir. O material básico como cimento, ferro, tijolo e areia têm impulsionado as vendas no setor", disse.

No município, a realidade não tem sido diferente. Várias obras públicas municipais espalhadas pela cidade também têm contribuído para a aceleração da economia. A exemplo a construção da Escola de Tempo Integral da região norte e sul, onde ambas empregam cerca de 140 funcionários com carteira assinada.

Dados
Segundo o Ministério do Trabalho, de janeiro a maio deste ano foram gerados mais de 900 mil empregos, número que ultrapassa a marca recorde de 2004, quando foram criados 826 mil postos no mesmo período (Lília Mara /Assessora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econdômico)

Editorial da Folha: Nada de aprendizado

Com aumento de cargos preenchidos por políticos, o governo Lula reincide num vício que ajudou a produzir o mensalão

EM ATOS e discursos, o governo Lula está empenhado em reescrever a história recente. Na narrativa enviesada, o mensalão -e todas as graves distorções da política nacional que o escândalo revelou- vai se tornando uma nota de rodapé. Se tanto.

Logo após a seqüência de notícias dando conta da dimensão do valerioduto e suas ramificações nos negócios do governo e no Congresso, a gestão Lula, atordoada, ao menos fingia estar preocupada em atacar algumas das causas dos desmandos. O mês de julho de 2005 começava com a promessa de redução drástica nos cargos de confiança da máquina federal, onde vicejam negociatas de todo calibre.

O Planalto falava em reduzir o número de postos preenchidos por critérios políticos (havia 20 mil na administração direta) para 4.500, num prazo de até oito meses. "O presidente fará uma reforma que vai enxugar o número de ministérios e reduzir os cargos de confiança", afirmava o então líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP).

Nada disso, obviamente, aconteceu. Passou o tempo, Lula foi reeleito e, dois anos depois, seu governo anuncia o oposto: vai aumentar os cargos de livre provimento, que ultrapassarão 22 mil, e reajustar suas remunerações. O objetivo é satisfazer a clientela de sempre -ora inflacionada pela hipertrofia da aliança que une comunistas, liberais, neopentecostais, sem-terra, ruralistas, peemedebistas de todos os currais e tantos outros.

Não se acomoda inteiramente ao governo Lula o rótulo aplicado aos Bourbon, aqueles que "nada aprenderam e nada perdoaram" após a Revolução Francesa. O presidente sabe perdoar. A posse ao filósofo Mangabeira Unger, ácido crítico do governo até há pouco tempo, foi só a manifestação mais recente do espírito de reconciliação presidencial, que já contemplara Sarney, Collor, Maluf, Quércia.

Já na incapacidade de retirar lições dos traumas históricos, a cúpula lulista se aproxima bem da dinastia francesa. Cenas explícitas de corrupção nos Correios e o envolvimento em desmandos de assessores no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal, no Instituto de Resseguros do Brasil e na Casa da Moeda, entre outros, não tiveram valor pedagógico nenhum para o governo.

Pelo contrário, o Planalto parece ter tomado a impunidade como salvo-conduto. Não apenas replica o loteamento político da máquina federal mas o amplia. Seria cômico, se não representasse prejuízos para o cidadão -como contribuinte e usuário dos serviços públicos-, o fato de a base governista estar discutindo ampliar o financiamento público de campanhas e torná-lo exclusivo neste momento.

Quer-se proibir a doação privada às legendas justamente quando estão sendo aumentados os pontos de contato (cargos de confiança) entre os partidos enquistados na máquina pública e os lobbies e os negociantes interessados em contratos e concessões do Executivo e de estatais.

O paradoxo é apenas aparente. As ações se compõem no sentido de fertilizar o submundo das negociatas à custa do erário.

Governador ministra palestra para empresários paulistas

O governador Marcelo Miranda (PMDB) foi convidado pela ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil para ministrar uma palestra sobre as potencialidades do Tocantins para cerca de 400 empresários paulistas. O encontro será realizado na capital paulista nesta segunda-feira, 25, às 12h, no Club Homs. A palestra faz parte do Fórum de Debates Político e Empresarial e será ministrada durante um almoço com a presença de políticos e empresários.

Nesta edição, Marcelo Miranda vai abordar as "Ações necessárias para o desenvolvimento brasileiro". Ele falará das mais diversas áreas e vai expor as vantagens da posição geográfica do Tocantins, da construção da ferrovia Norte-Sul, do desenvolvimento do Biodisel e dos programas de incentivos fiscais, entre outras potencialidades do Estado, buscando atrair mais investimentos para a região.

No final da apresentação do governador, como de costume, será aberto espaço para a platéia e para os executivos participantes da mesa debatedora fazerem suas perguntas.

À tarde, o governador fará uma visita à Rede Bandeirantes - (rádio e televisão), para homenagear os 70 anos de fundação do grupo. Na terça-feira, 29, ainda em São Paulo, ele visita a Assembléia Legislativa.

Jannine Barcelos/Secom

Rita Andrade quer apoio dos deputados para construir nova sede do Legislativo gurupiense

Durante a realização da quarta edição do programa Assembléia Participativa, a presidente da Câmara municipal de Gurupi, vereadora Rita Andrade, solicitou empenho dos deputados da região Sul para a edificação da sede própria do Legislativo gurupiense.


De acordo com Rita, a terceira maior cidade do Estado precisa de uma estrutura mais cômoda, tanto para a realização das sessões ordinárias, quanto para sediar outros. “A nossa estrutura é limitada. Hoje vocês podem sentir o calor humano do povo de Gurupi, como também o insuportável calor local”, brincou.


Já o vereador Cabo Carlos do PT mencionou o setor de segurança como prioritário, solicitando aumento do efetivo policial para a cidade. Outro vereador a se pronunciar foi Gilberto Arruda, atualmente sem partido. O parlamentar, por sua vez, aproveitou para reiterar o empenho dos deputados nas propostas colhidas entre os participantes do encontro que variam entre as áreas de educação, saúde e habitação, dentre outras. (Ernoy uiz)

Eduardo do Dertins destaca investimentos do governo em Gurupi e região

O deputado Eduardo do Dertins (PPS), um dos nove deputados estaduais que prestigiaram a quarta reunião da Assembléia Participativa, que aconteceu em Gurupi, na última sexta-feira, dia 15, fez questão de frisar que ninguém investiu mais na região Sul do Estado do que o governador Marcelo Miranda (PMDB).

Segundo o parlamentar, os investimentos somam R$ 11.003.349,08 e estão distribuídos, principalmente, em obras de infra-estrutura, como a construção do aeroporto de Gurupi; do prédio de hemodiálise do Hospital de Referência; a ampliação do Corpo de Guarda e guarita da Colônia Agrícola; do prédio do Ciretran; do posto fiscal da Delegacia Regional da Receita Estadual; a reforma do prédio do Hemonúcleo; do prédio do Ruraltins; além da construção de uma praça pública e de um campo de futebol, esses dois últimos, em convênio com o município de Fátima.

Outras melhorias de cunho social também foram enumeradas pelo deputado Eduardo do Dertins como investimentos oriundos da gestão do atual governador. Dentre elas, a ampliação de programas estaduais como o Pioneiros Mirins, horta comunitária e Juventude Cidadã, o incentivo à atividade de piscicultura, a construção de 1.125 e reforma de 100 casas populares, além de obras nas áreas de educação e saúde.

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Coruja: Adin proposta pelo PPS visa garantir liberdade de expressão

Ao comentar Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) protocolada nesta quarta-feira pelo PPS no Supremo contra portaria do Ministério da Justiça que submete as emissoras de TV a uma espécie de censura prévia, o líder do partido na Câmara, Fernando Coruja (SC), disse que a medida é restauradora da “liberdade de expressão”. Coruja se refere ao inciso IV do artigo 5º da Constituição Federal que diz que “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença” . “Se (a portaria) fosse apenas indicativa teria algum sentido, mas ela impõe sanção para exibição, em desacordo, de determinados programas, o que contraria a Constituição. Tem uma característica de censura, então entendemos que isso é inconstitucional”, disse o parlamentar. O pepessista alertou ainda que o ato governamental confere ao Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação – órgão do Ministério – poderes semelhantes aos que tinha o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), cuja atividade, durante o período da ditadura Vargas, era o de censor da produção jornalística, cultural e intelectual produzida em todo o país. Além da ação movida no STF, o PPS tentará derrubar a medida por meio de um projeto de decreto legislativo, de autoria do próprio Coruja. A proposta visa sustar a portaria do MJ. “Sob o imponente e eufêmico nome de 'classificação indicativa', o Ministério da Justiça buscar ressuscitar a vetusta e famigerada censura, abolida pela Ordem Constitucional de 1988”, anota Coruja na justificativa de seu projeto.